Esse livro é um dos mais dolorosos da série.
Desde cálice de fogo o Harry vem lidando com o fato de que realmente o Voldemort retornou e o que isso significa para o mundo bruxo, isso trás muito mais seriedade e deixa tudo mais sombrio.
Pela primeira vez vemos adultos (que não os Dursleys) virando as costas para o Harry, vemos a política da forma suja como nós brasileiros conhecemos tão bem, tudo isso ao mesmo tempo em que eles vão descobrindo os sentimentos uns pelos outros, os sentimentos de raiva e injustiça, e vão conhecendo as outras facetas dos seus heróis, vendo ruir algo que acreditavam.
Não é uma leitura fácil, a raiva vai te dominar muitas vezes mas esse livro mostra porque essa série é tão aclamada, tão rica em detalhes, mostra que nem todo mundo é bom ou ruim, como o próprio Siriús diz.
Sinceramente, você que acha que conhece a série pelos filmes, está perdendo uma oportunidade incrível de se aprofundar mais nesse universo e conhecer um pouco mais sobre as motivações e os sentimentos por trás de ações que não são tão bem explicadas na adaptação.