Resenha | Harry Potter e a pedra filosofal

por Jenyffer Dias

Título: Harry Potter e a pedra filosofal
Autor(A): J. K. Rowling
Editora: Rocco
Páginas: 264
Gênero: Fantasia | Aventura
Ano de publicação: 2000
Avaliação no Skoob: 4.5 ☆
*Compre através do link do blog, é só clicar na imagem da capa














SINOPSE

Conheça Harry, filho de Tiago e Lílian Potter, feiticeiros que foram assassinados por um poderosíssimo bruxo, quando ele ainda era um bebê. Com isso, o menino acaba sendo levado para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural pelo contrário. Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo. No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele parece deslizar por um buraco sem fundo, como o de Alice no país das maravilhas, que o conduz a um mundo mágico. Descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais, o terrível Lorde das Trevas.

O menino de olhos verdes, magricela e desengonçado, tão habituado à rejeição, descobre, também, que é um herói no universo dos magos. Potter fica sabendo que é a única pessoa a ter sobrevivido a um ataque do tal bruxo do mal e essa é a causa da marca em forma de raio que ele carrega na testa. Ele não é um garoto qualquer, ele sequer é um feiticeiro qualquer; ele é Harry Potter, símbolo de poder, resistência e um líder natural entre os sobrenaturais.














OPINIÃO

Harry Potter foi um marco na minha vida e eu jamais seria a mesma pessoa sem essa saga, e é exatamente por isso que todos os anos eu tenho como objetivo ter contato com algum livro dessa série novamente.
Esse ano, começando pelo inicio eu resolvi reler a pedra filosofal.

Esse livro é mágico, não existe outra palavra para descrever.

Eu já disse inumeras vezes que a personalidade do Harry é algo completamente diferente no livro do que nos filmes, isso porque ele é debochado, meio atrevido e até petulante e nos filmes eles deixaram ele bem meigo e tranquilo, o que ele também é, porém não é desmedido como no filme.

Inlcusive alguns personagens secundários, como o Rony e o Neville, são completamente diferentes já que nos filmes eles são bastante usados como alívio comico e aqui no livro é o Rony quem explica bastante coisa do mundo mágico, uma vez que ele foi criado por bruxos a vida inteira.
E o Neville é encorajado a revidar o tempo todo com quem implica com ele, em determinado momento ele chega até a sair na porrada com os meninos da Sonserina.

Um personagem que é INSUPORTAVEL no livro mas passaram pano nos filmes, foi o Snape.
Tanto com o Harry quanto com o Neville, ele chega a ser cruel enquanto no filme ele aparenta apenas ser rabugento.
Por isso ele parece ter tantos fãs por ai.
Prefiro nem dar minha opinião à respeito.

Nesse primeiro contato com a saga, a gente entende que esse é um livro introdutório, onde estamos conhecendo o universo mágico juntamente com o Harry e por isso ele pode ser um pouco mais devagar, mas não se engane, tem muita coisa acontecendo, são os mistérios envolvendo o castelo, e também as aulas e suas dificuldades além dos relacionamentos de amizade que estão se desenrolando, quem é amigo, quem é inimigo…

A gente passa o tempo inteiro tentando descobrir o que está sendo guardado no castelo e porque o Hagrid quer tanto esconder isso do Harry, tambem queremos muito saber quem está tentando pega-la e porque, e quando tudo se revela é com um fechamento muito bom, com todas as pontas amarradas e com coisas que serão resgatadas lá nos futuros livros da série.
Eu detesto as besteiras que a J. K. fala, inclusive sendo transfobica, é uma decepção para mim, porém é inegável que ela saber escrever uma história como ninguém.
Eu não consigo achar defeitos no que ela fez nesses livros.
Enfim…

Se você nunca teve contato com os filmes, vai amar esse livro.
Se você nunca leu um livro antes e quer começar com esse, você vai amar esse livro também!
Ele é fácil de ler e apesar de se tratar de crianças, ele não é infantilizado o que faz ele ser ótimo para qualquer público.

4.5/5

E você, já conhece a história de Harry Potter?
Já leu os livros ou ficou apenas com os filmes? Me conta aqui sua opinião sobre ambos.

Um beijo e até o próximo
😘

Leia também

Deixe um comentário

Leituras de 2023