Crítica | Uma ideia de você

por Jenyffer Dias

Ontem (02/05/2024 ) estreou no Prime Video um dos romances mais aguardados desde seu anuncio, e se existe uma coisa que eu amo nessa vida, essa coisa se chama filme de romance, ainda mais quando ele é baseado em um livro e tem a Anne Hathaway como protagonista.
Não existia a mais remota possibilidade de eu não assistir esse filme.














DADOS TÉCNICOS

photo-2024-05-03-10-23-02-3.jpg

Onde assistir: Prime vídeo
Duração: 1h57
Classificação indicativa: 16 Anos.
Gênero: Comédia, drama e romance
Sinopse: Baseado na aclamada história de amor contemporânea de mesmo nome, The Idea of You é centrado em Solène (Anne Hathaway), uma mãe solteira de 40 anos que começa um romance inesperado com Hayes Campbell (Nicholas Galitzine), de 24 anos. , vocalista do August Moon, a boy band mais quente do planeta

Link do livro














TRAILER














OPINIÃO

Esse é um filme que eu estava realmente ansiosa para assistir, tão ansiosa que anotei na agenda o dia que ele estrearia, e me preparei com sanduiche, refri e um delicioso brigadeiro de panela para acompanhar.
Era minha noite de menina!

Vamos começar falando desses protagonistas, um casal formado por nada mais nada menos que Anne Hathaway e Nicholas Galitzine, tudo bem que a imagem dele já está um pouco saturada com tantas comédias românticas, mas isso não transforma ele em menos talentoso ou bonito né?
Obviamente que o tema principal do filme, é um romance com diferença de idades o que por si só já é uma barreira para muitas pessoas, e não foi diferente para mim, mas é aí que a escolha do elenco entra em ação, porque eles dois tem muita química e logo você esquece de qualquer objeção que você mesmo criou antes da historia começar.

Os atores secundários também são bons, e eu confesso que não conhecia nenhum deles de outros trabalhos, mas eles são bem secundários mesmo porque raramente aparecem, toda a trama gira basicamente em torno dos protagonistas, o que eu, particularmente, eu achei ótimo.

O início do romance dá um frio na barriga como todo bom filme deve ser e conforme as coisas vão se complicando, você também começa a sofrer com, e pelos, personagens.
Aqui temos uma história que se passam nos dias atuais, então temos a complicação da internet, onde praticamente todos os usuários tem acesso às informações em tempo real e decidem opinar como se fosse um caso de vida ou morte, sem se preocupar com as pessoas do outro lado, e isso é um saco de assistir, porque tudo que está escrito ali poderia acontecer de verdade, aliás, poderia não, isso realmente acontece.

Além do romance com diferença de idade, o filme também aborda um pouco da superexposição da vida de celebridades, mas o tema não chega a se aprofundar demais, a gente só percebe como muda a rotina de pessoas que um dia tiveram uma vida pacata e tranquila.

Esse filme me fez perceber como a vida da mulher é um inferno em qualquer idade, mas principalmente quando você é mãe e o seu bem estar só pode acontecer depois do bem estar do seu filho, nesse caso filha.
Imagina aqui se sua mãe resolve se envolver com alguém superfamoso, e nesse caso, alguém 16 anos mais jovem que ela.
Acredito que quando a gente já é adulto, não vê tanto problema, mas para um adolescente que ainda está na escola, deve ser de fato o fim do mundo.
Foi aqui que eu fiquei me questionando o quanto a maternidade deve ser pesada,porque a Sol é frequentemente questionada sobre sua maternidade, simplesmente por namorar um cara mais jovem.
Eu sei que é um assunto complicado, mas nesse caso o cara tem 24 anos, ele pode muito bem decidir por si mesmo como um homem, não é como se ela fosse uma pedófila que foi atrás de um garoto de 16 anos (Casos bem comuns nas escolas brasileiras mas principalmente com homens mais velhos atrás de garotas de 15 ou 16 anos)

E olha, vou te dizer que fiquei surpresa com a postura do Hayes, afinal em nenhum momento ele se sente desconfortável com a idade da Sol, nem tenta esconder o relacionamento deles ou pular fora no menor sinal de problemas, até porque num caso de pedofilia seria ele a vítima né, logo não sentiria graves críticas mas ainda assim, é admirável.

  • Escolha dos atores100
  • História / Enredo100
  • Personagens secundários65
  • Fotografia70
  • Trilha Sonora100
5/5

Eu amei esse filme e terminei com vontade de assistir de novo, o que por si só já é um ótimo sinal né?

No final as coisas acabaram parecendo um pouco corridas, com diversos momentos entre “vai ficar tudo bem” e “acho que vai acabar mal”, tanto que em determinadas partes você realmente se pergunta se vai amar ou odiar o filme, acredito que isso aconteça, pelo fato de ser uma história baseada em livro, e para quem é leitor de romance sabe que isso é bem comum nessas narrativas, mas ainda assim senti que a história foi fluída e bem contada, com muita emoção gerada no espectador, cumprindo assim seu objetivo de entreter.

Confesso que eu ainda assistiria um pouco mais, e que eles poderiam narrar os fatos finais com um pouco mais de profundidade, porém entendo que na era dos vídeos curtos, um filme com mais de duas horas poderia cansar quem estivesse assistindo.

Enfim né, são os tempos modernos! 

Eu recomendo demais que você dê uma chance à esse filme e volte aqui para me contar o que achou.
Eu não sei se eu leria o livro, agora que já assisti a adaptação e sei o desenrolar da história, isso perde um pouco o encanto da leitura para mim, a não ser que mude muita coisa entre o livro e o filme, ai eu leria tranquilamente para entender um pouco mais sobre o que a autora abordou por lá.

Quem já leu, me conta aqui se vale a pena!
Quem ainda não leu mas quiser comprar o livro, só clicar aqui

É isso, a gente se vê no próximo ♥

Leia também

Deixe um comentário

Leituras de 2023